A verdadeira beleza

Deus a criou bonita! Foi ele quem colocou dentro de você esse desejo de ser bonita. Mas em que tipo de beleza você investirá seu tempo e sua energia? Deus fez Eva com beleza perfeita. No entanto, há um inimigo de Deus que apresenta uma beleza falsa. Como podemos saber a diferença?

Quer ser bonita?

Quem não se interessa quando o assunto é ser bonita?

Certo dia, quando eu viajava de ônibus, comecei a conversar com a mulher que se sentou a meu lado. Notando que ela havia se maquiado bastante, perguntei-lhe:

— Por que você se maquia?

Rindo um pouco, disse-me:

— Bem, é que sem maquiagem eu me acho feia. Então perguntei:

— Como será que Deus a vê quando você não está maquiada e nem arrumada de forma especial?

Com um olhar repentinamente sério, ela disse baixinho:

— Deus me vê bonita.

Agora, eu faço esta pergunta a você: Se a beleza que Deus vê não é o que eu tenho por fora, na forma como me visto ou na maquiagem, em que consiste a verdadeira beleza?

Façamos um pequeno passeio em busca da verdadeira beleza!

Deus a criou bonita! Foi ele quem colocou dentro de você esse desejo de ser bonita. Mas em que tipo de beleza você investirá seu tempo e sua energia? Antes de entrar o pecado no mundo, Deus fez Eva com beleza perfeita.  No entanto, há um inimigo de Deus que apresenta uma beleza falsa. Como podemos saber a diferença?

A beleza verdadeira

A verdadeira beleza está naquelas coisas que Deus valoriza, e é essa que devemos escolher. Deus valoriza:

  • um caráter humilde
  • um coração agradecido
  • a escolha por temer a ele e entregar-se a ele

A beleza de Deus caminha de mãos dadas com a pureza. Quando pensamos em pureza, talvez pensemos no olhar inocente no rosto de uma criança. No entanto, se a pureza for apenas a inocência, nenhuma de nós a terá depois da infância! Todas nós enfrentamos as realidades da vida na adolescência. A inocência da infância desaparece.

Quero, por isso, dizer-lhe que a pureza não é apenas inocência. É uma decisão! E essa decisão pela pureza deve ser feita antes de chegar o momento em que um rapaz esteja pressionando você para ser sua namorada ou para fazer algo que você sabe que é errado.

As decisões sábias não são tomadas sob pressão. Deus diz: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias” (Eclesiastes 12:1).

Isso quer dizer que você deve escolher hoje o caminho de manter-se pura!

Bem, talvez você pergunte: “Por que a pureza é importante? Ela realmente vale a pena?” Pense neste versículo: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).

Imaginemos que alguém lhe tenha dado um presente de muito valor que você não poderia comprar, nem mesmo trabalhando toda a vida sem gastar nada; mas um presente que você queria muito ter. Você iria à rua para mostrá-lo a qualquer pessoa que encontrar? Com certeza, isso não seria uma boa ideia!

Assim é o presente da pureza que Deus lhe deu. Se você ceder à pressão e aos elogios de um rapaz, desvalorizará algo que, se for perdido, não poderá tê-lo de novo facilmente.

A moça que busca a verdadeira beleza cuida também da aparência. Ela não deve andar descuidada, despenteada ou suja. Uma pessoa livre de impureza terá como resultado o desejo de ser cuidadosa em agradar a Deus no caráter e no corpo.

Quero deixar claro que os desejos que você tem de sentir-se bonita, amada, acariciada e escolhida por alguém são desejos bons. Deus os deu a você. Mas ele tem um plano especial para esses desejos.  

Você já se sentiu apaixonada por um rapaz, e parecia haver borboletas no estômago ao vê-lo? O que uma moça deve fazer com tais sentimentos?

Esses sentimentos são normais. Toda moça os enfrenta, e não são pecados em si mesmos. Mas seus sentimentos não devem dirigir sua vida. Se você depender apenas dos sentimentos para conduzir sua vida, eles não a ajudarão a tomar decisões prudentes. Leve esses sentimentos a Deus e cuide-se para não alimentar as fantasias. Deus quer lembrá-la: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração”. Guardar o coração inclui a prática de pensar no que é certo, no que é puro e real, não em fantasias.

Deus desenhou a mulher como uma das coisas mais bonitas de sua criação. Por isso, não é de estranhar que Satanás, o inimigo de Deus, ataque o conceito de beleza da mulher, porque esse é o caráter dele. Quanto mais belo o conceito, mais ele deseja distorcê-lo. Ele quer substituir nossa beleza por algo falso.

A beleza falsa

A beleza falsa também se mostra no caráter. Quando cremos ter o direito de exibir nossa beleza, estamos permitindo que o conceito de beleza seja distorcido. Se permitirmos que essa atitude cresça, tornamo-nos:

  • orgulhosas
  • egoístas
  • sem valor nem profundidade de coração
  • sem controle das emoções

Assim é a falsa beleza. “Ah, quero parecer mais bonita! Alcançar essa beleza! Usar as coisas da moda, ser como a moça que aparece nos anúncios… quero me vestir como ela, brilhar, exibir-me… quero que notem minha silhueta com formas acentuadas e bonitas… quero ter alguém que se fixe em mim, que me acaricie, que me diga ao ouvido como sou linda…”

Você sabe o que os balões contêm? Apenas ar. Quanto mais você tenta apanhar o ar, mais frustrada se sentirá. A beleza do mundo é assim. É uma beleza vazia e sem sentido. No processo de buscar essa beleza, você troca o tesouro da pureza dado por Deus por balões cheios de nada mais do que ar. Logo você é deixada sem nada, descartada por quem você pensava que a amava, mas, na realidade, só queria o corpo que você exibia.

E talvez você já esteja nessa situação. A pureza é impossível para você agora? Sim, é impossível, se você tentar recuperá-la com seus próprios meios! Mas, há Alguém que quer devolvê-la. Deus pode purificar os corações poluídos e restaurar a pureza.

A primeira coisa que você deve saber é que nunca alcançará a pureza se guardar segredos. Pare de esconder as impurezas que você pratica. Abra o coração e seja honesta com alguém em quem confia: um pastor com a esposa, uma mulher cristã madura — alguém que segue a Deus de todo o coração.

Lembre-se também que Deus compreende sua dor. Ele nos permite tomar decisões, mesmo quando, em rebeldia, rejeitamos a beleza que ele quer nos dar e buscamos a falsa beleza. No entanto, ele se condói ao ver-nos escolher aqueles balões vazios. E, quando nos encontramos de mãos vazias, ele diz:

Vinde então, e raciocinemos juntos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã (Isaías 1:18).

Talvez você tenha perdido a pureza porque alguém a violou. Uma coisa que eu quero que você se lembre é que, se isso ocorreu em uma época em que você era muito pequena para entender o que ia acontecer, ou se alguém a forçou, Deus não a culpa pela situação que aconteceu, sobre a qual você não tinha controle. Ele viu o pecado grave daquele que pecou contra você.

Também quero que saiba que você não está sozinha em sua dor. Eu entendo isso. O que você deve fazer com a confusão e a dor que ficaram para lembrá-la de seus sonhos partidos? É comum sentir-se culpada, talvez sem saber por quê. É comum que você também sinta raiva e amargura com respeito àquela pessoa. Como você pode seguir com a vida? A forma como muitas moças respondem a essa situação é tentar escondê-la. Sentem vergonha de contar a alguém e, como não sabem lidar com as emoções fortes que sentem, tentam cavar um buraco no fundo do coração e lá colocar tudo o que aconteceu, fechar e esquecer. Parece ser a coisa mais fácil de fazer, não é? Mas digo-lhe: o que está preso ali vai começar a fazer você se sentir amarga, isolada, e, pouco a pouco, você vai se destruir.

Então, qual é a solução? Deus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

O primeiro passo para receber a cura é ir a Deus e parar de esconder a dor. Ore a Deus, diga a ele como você se sente e deixe-o tirar a amargura e a raiva do seu coração. Você deve perdoar quem pecou contra você, porque, sem perdão, você nunca poderá começar a curar-se.

Depois, busque alguém em quem confie e conte-lhe isso. Certifique-se de que é uma pessoa que pode ajudá-la a perdoar e a ser restaurada à posição de uma verdadeira princesa amada do Rei.

Portanto, quer tenha perdido a pureza por escolhas que você fez, quer tenha sido por uma causa fora de seu controle, lembre-se de que Deus recebe de braços abertos, como um pai amoroso, os de coração quebrantado. Ele nos leva de volta à pureza e nos acompanha nesta jornada.

Mas você não quer fazer uma viagem sem saber para onde vai, não é? Deus nos deu a Bíblia para esse propósito. Leia a Bíblia! Há muitas belas verdades com as quais podemos preencher nossa mente. Procure saber quem é Deus e como é o seu caráter, a fim de desenvolver a verdadeira beleza e se tornar uma verdadeira princesa para ele!

Na vida prática

Mas como você pode proteger sua beleza e sua pureza na vida prática?

Uma coisa que você deve entender é que, assim como Deus a fez com grande beleza, dando-lhe belas formas femininas, ele também fez os homens para notar a beleza das mulheres. Ele criou homens e mulheres assim e disse que era bom. E, mesmo que vivamos em uma sociedade que segue o mal, o plano de Deus ainda é belo em seu lugar correto: no casamento.

Mas quando uma mulher não guarda sua beleza para o casamento, mas a exibe na rua para quem quiser vê-la, ela consegue duas coisas: ela atrai a atenção de homens que procuram o corpo da mulher para satisfazer desejos egoístas e se torna uma tentação para os homens que querem seguir a Deus.

Jesus disse: “Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5:28). Isso significa que um homem peca se olhar para uma mulher com cobiça. Deus responsabiliza aquele homem por isso, mas Deus nos dá a responsabilidade de não fazer o homem pecar pela forma como nos vestimos. Não devemos pecar contra os homens.

Ficamos furiosas ao pensar nos homens que querem se aproveitar de nós, não é verdade? Mas talvez não percebamos que estamos atraindo esse tipo de pessoa por causa da maneira como nos vestimos.

Como, então, deve se vestir a jovem que procura a verdadeira beleza? Em 1 Timóteo 2:9–10 lemos:

Que (…) as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

Lembre-se de que Deus desenhou sua forma feminina para ser atraente para os homens, especialmente seus seios, cabelos e quadris. Ele a fez para um propósito especial: que no casamento isso seja um tesouro puro que você compartilha com seu marido. Não é um tesouro a ser partilhado com qualquer pessoa. A moda do mundo tem o objetivo de acentuar e revelar essas partes do corpo para que todos as vejam. Entretanto, a roupa de que Deus se agrada é a que esconde a forma feminina de maneira discreta.

Não use roupas justas, transparentes ou que mostrem sua pele, como saias curtas e blusas com decotes muito profundos. Não tente chamar a atenção usando joias. A Bíblia diz claramente que não devemos usar ornamentos de ouro. Desenvolva com humildade uma vestimenta da qual Deus se agrada.

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus (1 Pedro 3:3–4).

Mas a modéstia não está apenas na maneira de se vestir. É, na verdade, uma forma de viver, de comportar- -se e também de pensar. Ela nasce do coração da mulher que já não procura chamar a atenção para si mesma, pois pertence ao Rei Jesus. E, porque ela encontrou seu valor em ser uma princesa, ela quer atrair toda a atenção para o Rei.

Então, seja uma verdadeira princesa do Rei! Guarde sua beleza pura para ele e para o homem que, se Deus quiser, um dia, ele trará para ser seu marido, um homem de valores cristãos, que valorizará o tesouro que você está guardando puro para ele.

A partir de hoje, comprometa-se com os ideais que Deus dá em sua Palavra, que a ajudarão a decidir como responder se, algum dia, um rapaz quiser se casar com você.

Vejamos alguns princípios que Deus estabelece.

Para seus ideais

Deus estabeleceu o casamento como um compromisso, para toda a vida, entre um homem e uma mulher. Jesus disse: “O que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6). Se é algo que nunca poderemos separar, não vamos querer entrar em um casamento sem antes pensar bem nisso.

Em 1 Coríntios 6:10, a Bíblia diz: “Não erreis: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros (…) herdarão o reino de Deus”. A fornicação inclui qualquer ato sexual antes do casamento. Ela não tem lugar na vida de um cristão, nem na ação nem no pensamento.

Deus estabeleceu o homem como o líder no lar (1 Coríntios 11). Procure, desde já, respeitar quem você tem como sua autoridade. Pratique respeitando seu pai e os outros homens a fim de se preparar para o casamento.

E o namoro?

E quanto aos namorados? É comum ver rapazes e moças abraçando-se e acariciando-se na rua. Muitas moças se tornam mães solteiras. Há namorados que vivem juntos durante algum tempo antes de se casarem.

Lembre-se: foi Deus quem colocou em seu coração o desejo de ser amada. Mas não ter controle sobre seus desejos, não os trazendo a Deus, pode arruiná-la.

Para a moça comprometida em seguir a Deus, qual é a maneira correta de se preparar para o casamento?

Essa é uma pergunta que cada moça deve fazer a si mesma. É um tema tão amplo que não será possível tratar dele neste folheto. Existem diferentes culturas e, portanto, diferentes costumes em relação ao namoro (ou à falta dele) e ao casamento. Mas deixe-me mencionar alguns princípios bíblicos que se aplicam a qualquer cultura.

O namoro cristão é um período de conhecimento mútuo para que os envolvidos discirnam se têm os mesmos valores e objetivos para se unirem no casamento.

Portanto, a moça que quer servir a Deus não aceitará a amizade de um rapaz que não tenha um compromisso sério com Deus. A Bíblia nos diz em 2 Coríntios 6:14: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis”.

No namoro, deve ser lembrado que o verdadeiro amor não é apenas sentimento ou emoção. É aprender a colocar o outro à frente de si mesmo e procurar servir-lhe e agradar-lhe. Leia 1 Coríntios 13 para saber mais sobre isso.

O namoro é um período para praticar o respeito. É para que ambos se conheçam sem perder a pureza, seja nas atitudes, seja nos pensamentos. Se seu namorado não a respeitar no período de namoro, ele também não lhe será fiel como marido.

O namoro cristão é um tempo de sentimentos fortes. No entanto, nesse período, é ainda mais importante que os sentimentos não a controlem. E não é tempo para procurar a satisfação dos desejos sexuais. Em lugar disso, devem ser estabelecidos compromissos e regras para proteger os jovens contra a tentação.

Os namorados cristãos devem evitar ficar sozinhos em lugares escuros ou escondidos. Devem se comprometer a evitar completamente abraços, beijos e carícias. Essas coisas são guardadas para o casamento.

Um pouco dessas coisas facilmente leva a um pouco mais, e a um pouco mais, até chegar ao pecado. Quando meu marido e eu estávamos namorando, estabelecemos que não íamos nos acariciar ou mesmo tocar um no outro (a menos que fosse apenas um aperto de mão em saudação formal). Essa regra nos ajudou a alcançar o casamento com pureza e sem arrependimentos, e eu recomendo isso a vocês.

O que dizem os homens cristãos?

“As moças mais bonitas são aquelas que se vestem modestamente. Observar isso dá ao homem o desejo de ficar firme e agir como um verdadeiro homem.”

“Quando me encontro com uma mulher a quem falta modéstia, ela está me dizendo que é incrivelmente insegura sobre si mesma e também que anseia por atenção e depende disso. Eu desejo uma mulher que ame a Jesus tanto quanto eu o amo. Estou certo de que a modéstia é fruto do amor por Jesus.”

“Elas mesmas colocam o preço no seu corpo (e no seu coração) e devem colocar um alto valor e mantê-lo assim. Não espere que um homem pecador valorize um objeto precioso se você o oferece de graça.”

Todas ansiamos pela felicidade, não é verdade? Mas apenas as princesas a alcançam, aquelas que encontram sua satisfação em pertencer a Deus, o Rei, e em conhecê-lo. O contentamento é encontrado em conhecer a verdadeira felicidade e escolher não buscar a felicidade em nada mais. Muitas mulheres não encontraram essa paz em Deus e, por isso, estão empenhadas em copiar a suposta beleza de outras. Deus não quer isso, porque ele já fez cada uma bonita e também oferece a todas a verdadeira beleza do coração.

As mulheres do mundo que são supostamente belas podem ser muito admiradas e invejadas por outras, mas não são amadas. As mulheres que têm um espírito humilde e puro, um caráter que irradia paz e bondade para todos e um coração para servir são as que demonstram verdadeira beleza. E é uma beleza muito marcante num mundo infeliz.

Essa é a beleza de Deus! É uma beleza que não diminui com a idade ou com rugas e cabelos grisalhos. Tal beleza aumenta à medida que caminhamos com Deus e aprendemos com ele.

E você, amiga, qual beleza você escolherá?

A falsa ou a verdadeira?

Não poderá escolher as duas. Se quer chegar ao céu, Deus chama você a rejeitar os valores do mundo e se entregar a ele para fazer o que ele manda.

“Aos olhos de Deus, modéstia é sempre bela.”

Details
Language
Portuguese
Author
Liana de Miller
Publisher
Editora Monte Sião
Topics

Back to List