Você é uma mulher pura?

Há muitos anos, nossa família estava viajando dos Estados Unidos para nosso lar, na Costa Rica. Em uma das fronteiras, uma jovem se aproximou do nosso carros, onde eu estava esperando meu marido. Ela queria viajar conosco até Honduras junto com mais três jovens que a acompanhavam. Aparentemente, eram viciados em droga, e nenhum deles possuía documentos ou dinheiro.

No entanto, foi a jovem que me deixou pensativa. Ao vê-la, meu coração quase partiu. Ela parecia ter entre 25 e 28 anos, mas, quando perguntei a idade dela, disse-me que tinha apenas 17 anos. Parecia ter apanhado muito na vida. Estava suja, despenteada, triste e desamparada. Seus olhos haviam perdido todo o brilho; parecia ter perdido toda a esperança. Perguntei a ela se estava feliz com o modo como vivia. Ela balançou a cabeça e me disse: “Não!”

O que havia acontecido com aquela jovem? Como ela chegou a essa condição tão deplorável? Devia ser uma longa história, pois ela não chegou àquele estado de um dia para outro.

Não creio que alguma mulher queira chegar ao ponto em que aquela chegou. Ao mesmo tempo, devemos entender que, se nos descuidarmos e vivermos com o objetivo de satisfazer os desejos da carne, não é possivel saber até que ponto nos afundaremos no pecado.

Deus é amor. Ele quer o melhor para nós e deseja que cada uma de nós seja feliz. Por meio de Jesus Cristo, do Espírito Santo e da Palavra de Deus, ele nos concedeu tudo aquilo de que necessitamos nesta vida.

A Bíblia manda que sejamos puras. O texto de Tito 2:3–5 diz: “As mulheres idosas (…) ensinem as mulheres novas a serem (…) puras”. Essa virtude faltava àquela jovem. Ser pura significa ser imaculada, virtuosa, decente e modesta no comportamento, bem como afastar-se de toda imoralidade. Que desafio para nós, não é?

Nossos atos são resultado dos pensamentos; portanto, é de suma importância que cuidemos deles e os mantenhamos puros. Não podemos manter os pensamentos puros se estivermos enchendo a mente com as imundícies da televisão ou de livros indecentes, ou se estivermos vendo pornografia. Esses hábitos destroem a pureza.

A mulher pura tem muito cuidado com o que veste, pois quer cobrir o corpo e não o expor a ninguém, exceto ao marido. Sinto-me envergonhada pela maneira como muitas mulheres se vestem hoje em dia. Não deveriam sequer sair de casa tão despidas.

A mulher pura não frequenta bailes nem quaisquer outras atividades impuras.

A pureza é de suma importância tanto para a mulher casada como para a solteira. A mulher pura que é casada se preserva apenas para o marido, e a solteira, para o Senhor (1 Coríntios 7:34). Não devemos paquerar nem com os olhos, nem com as palavras, nem com as roupas, nem de qualquer outra forma.

Lemos em 1 Coríntios 15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. Os conselhos ruins abundam em toda parte. É importante procurar uma igreja sadia na doutrina e na prática, pois é onde encontramos bons conselhos e boas companhias. Não nos esqueçamos que os melhores conselhos advêm da própria Palavra de Deus. Em 1 Pedro 3:1–4, encontramos a descrição da mulher pura: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”.

Sejamos mulheres puras.

De: A Tocha da Verdade #26

Details
Language
Portuguese
Author
Marta de Yoder
Publisher
Editora Monte Sião
Topics

Back to List